A embaixada também aconselhou cidadãos americanos a estocarem água, alimentos, medicamentos e outros bens essenciais
Por Misto Brasil – DF
Citando risco de “ataque aéreo significativo” por parte da Rússia, a embaixada dos Estados Unidos em Kiev fechou e emitiu um incomum e urgente alerta na manhã desta quarta-feira (20) instruindo funcionários a se protegerem.
Embora alertas sobre bombardeios já tenham virado rotina na Ucrânia e Kiev seja alvo frequente de drones ou mísseis, é raro que a embaixada americana emita um alerta tão específico.
Leia – Ucrânia é autorizada a usar mísseis de longo alcance
“Por excesso de precaução, a embaixada será fechada, e funcionários estão sendo instruídos a buscar abrigo”, afirmou o Departamento de Estado para Assuntos Consulares em comunicado publicado no site da embaixada.
“A embaixada americana recomenda aos seus cidadãos que estejam preparados para se abrigar imediatamente em caso de alerta aéreo.”
A embaixada também aconselhou cidadãos americanos a estocarem água, alimentos, medicamentos e outros bens essenciais em caso de “perda temporária de eletricidade e água”.
O comunicado vem poucos dias após o presidente Joe Biden autorizar Kiev a usar as armas americanas de longo alcance contra o território russo, e um dia após a Rússia confirmar um ataque do tipo com mísseis balísticos ATACMS à região de Bryansk e prometer retaliação contra o que considera uma escalada no conflito.
O Kremlin já disse no passado que trataria o emprego de armas americanas, britânicas e francesas para além da zona de fronteira do território russo como um envolvimento direto desses países na guerra.