O “ciclone bomba” – como os meteorologistas o chamam – foi causado pela rápida queda da pressão do ar na costa
Por Misto Brasil – DF
Uma tempestade na costa noroeste dos EUA e oeste do Canadá está atingindo a região, trazendo ventos fortes, inundações e neve para mais de sete milhões de moradores que vivem em estados ao longo do Oceano Pacífico.
A tempestade causou quedas de energia generalizadas e derrubou árvores em prédios e estradas, segundo a BBC News.
Pelo menos duas pessoas na região de Seattle, Washington, morreram depois que árvores caíram sobre elas em incidentes separados, diz a polícia. Uma mulher foi morta enquanto tomava banho em casa, e outra foi morta em um acampamento de moradores de rua.
O “ciclone bomba” – como os meteorologistas o chamam – foi causado pela rápida queda da pressão do ar na costa, o que intensificou rapidamente o sistema climático.
Na manhã de quarta-feira, mais de 700 mil casas e empresas em Washington estavam sem energia, de acordo com o Poweroutage.us. O número encolheu para cerca de 500 mil no final do dia. Cerca de 15 mil clientes estavam enfrentando interrupções na Califórnia.
No norte da Califórnia, o US Weather Prediction Center (WPC) disse que havia um alto risco de chuvas excessivas e alertou sobre inundações repentinas e deslizamentos de terra. A Baía de São Francisco deve receber até 8 pol (20 cm) de chuva.
A tempestade também se estendeu até o Canadá, onde o vento é a principal preocupação e rajadas de até 100 mph (160 km/h) foram relatadas na costa da Ilha de Vancouver.
Cerca de 140 mil clientes ficaram sem energia na Colúmbia Britânica, de acordo com a British Columbia Hydro and Power Authority.