A empresa afirmou em um comunicado que as montadoras da Europa “enfrentam ventos contrários, competitivos”
Por Misto Brasil – DF
A gigante automotiva norte-americana Ford afirmou na quarta-feira (20) que deve demitir 4 mil funcionários na Europa até 2027.
Os cortes correspondem a 14% da força de trabalho da montadora no continente e afetam principalmente a Alemanha, onde são esperados 2,9 mil cortes em três anos.
Outros 800 postos de trabalho serão cortados no Reino Unido e 300 em outros países, conforme divulgou a DW.
A empresa afirmou em um comunicado que as montadoras da Europa “enfrentam ventos contrários, competitivos e econômicos, e, ao mesmo tempo, lidam com um desequilíbrio entre as regulamentações de CO2 e a demanda dos consumidores por veículos elétricos”.
O vice-presidente europeu de transformação e parcerias da montadora, Dave Johnston, disse que é “fundamental tomar medidas difíceis, mas decisivas, para garantir a competitividade futura da Ford na Europa”.
A empresa também planeja reduzir o tempo de trabalho dos funcionários de sua fábrica na cidade de Colônia, na Alemanha, que emprega cerca de 11,5 mil pessoas, e reduzir a produção dos veículos elétricos Capri e Explorer fabricados no local.
A Ford afirmou que os cortes de empregos, que devem eliminar um em cada quatro postos de trabalho na planta de Colônia, acontecerão em consulta com os sindicatos e representantes dos trabalhadores.























