De acordo com a Caesb, o fenômeno foi proporcionado pelas fortes chuvas e antecipa a cota que é alcançada em fevereiro
Por Misto Brasil – DF
Pela segunda vez neste ano – a primeira em fevereiro e agora neste domngo (24) – o reservatório da Barragem do Descoberto encheu e criou uma cachoeira em seu vertedouro.
De acordo com a Caesb, que cuida do sistema de fornecimento de água potável no Distrito Federal, a barragem atingiu sua capacidade máxima hoje, após uma série de chuvas intensas. Assista o vídeo logo abaixo.
Com 50 anos de história, o reservatório alcançou a cota de 1.030,00 metros.
“O que nos traz a beleza da cachoeira sobre o vertedouro criando um espetáculo visual que sempre impressiona”, observou a nota da companhia.
A barragem tende a verter apenas em fevereiro ou março. A previsão é de que o fenômeno continue nos próximos dias.
O Reservatório do Descoberto é essencial para quase 50% da população do Distrito Federal, atendendo cidades como Ceilândia, Taguatinga e Samambaia, além de várias outras.
A barragem tem 265 metros de crista e um vertedouro de 55 metros de comprimento. O lago que a compõe possui 12,5 km² e pode armazenar até 86 milhões de metros cúbicos de água.
Ao comentar o fenêonomeno, o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, disse que a infraestrutura de água e esgoto tem sido fundamentais para a qualidade de vida dos cidadãos do DF.