Cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah do Líbano entrará em vigor nesta quarta

Líbano garoto joga bola guerra Misto Brasil
A guerra expulsou de casa milhares de pessoas, além de provocar centenas de mortes/Arquivo
Compartilhe:

O acordo, que abre caminho para o fim de um conflito que matou milhares de pessoas desde que foi desencadeado pela guerra de Gaza no ano passado

Por Misto Brasil – DF

Um cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah do Líbano entrará em vigor nesta quarta-feira (27) após ambos os lados aceitarem um acordo intermediado por Estados Unidos e França, disse o presidente norte-americano, Joe Biden, nesta terça-feira.

O acordo, que abre caminho para o fim de um conflito que matou milhares de pessoas desde que foi desencadeado pela guerra de Gaza no ano passado, foi projetado para ser um fim permanente das hostilidades, disse Biden em declarações na Casa Branca.

Biden, que falou na Casa Branca pouco depois de o gabinete de segurança de Israel aprovar o acordo por 10 votos a 1, disse que havia conversado com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o primeiro-ministro do Líbano, Najib Mikati. Os combates na fronteira entre Israel e Líbano terminariam às 4h horário local, segundo ele.

“Isso foi projetado para significar o fim permanente das hostilidades”, disse. “O que resta do Hezbollah e outras organizações terroristas não será permitido ameaçar novamente a segurança de Israel.”

Israel retirará gradualmente suas forças ao longo de um período de 60 dias, enquanto o Exército do Líbano assumirá o controle do território próximo à sua fronteira com Israel para garantir que o Hezbollah não reconstrua sua infraestrutura local, disse Biden.

“Em breve, civis de ambos os lados poderão voltar com segurança para suas comunidades”, acrescentou.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas