O massacre com uso de armas aconteceu neste domingo no município de El Guabo, segundo a Polícia Nacional
Por Misto Brasil – DF
Pelo menos dez estrangeiros foram assassinados neste domingo (1º) no município equatoriano de El Guabo, província equatoriana de El Oro (sul), segundo a Polícia Nacional.
“Pelo que se sabe, esses cidadãos seriam de nacionalidade estrangeira”, disse um chefe da polícia local, identificado como Pablo Fajardo, à imprensa local.
Segundo o El Nacional, de Quito, um grupo de sujeitos a bordo de um caminhão de cabine dupla cor de chumbo desencadeou uma onda de violência, atirando indiscriminadamente contra quem cruzasse seu caminho.
Moradores da região afirmam que o número real de feridos ultrapassa 40 pessoas.
Eles relatam que, em meio ao caos, foram obrigados a abrigar muitas das vítimas em suas casas para protegê-las de serem liquidados pelos agressores, que agiram com crueldade.
O chefe de polícia do Equador disse que aparentemente as vítimas estavam descansando quando os agressores chegaram. Do total de assassinados, um apareceu isolado, desmembrado dentro de um saco.
O agente indicou que havia mais de 100 sinais balísticos na cena do crime.
O Equador enfrenta uma onda de insegurança que bateu recorde em 2023, com mais de 7.318 mortes violentas. Em 2024, até 25 de setembro, ocorreram 6.052 homicídios dolosos.
Com uma taxa de homicídios de 43 por 100 mil habitantes, o Equador se coloca entre os países latino-americanos mais violentos.
O governo equatoriano confirmou que até agora este ano a taxa de mortes violentas foi reduzida em 18%, divulgou a Agência Sputnik.