A empresária foi condenada no maior caso de fraude financeira da história do país,acusada de desviar R$ 75,7 bilhões
Por Misto Brasil – DF
Um tribunal do Vietnã rejeitou nesta terça-feira (03) um recurso da defesa da magnata do ramo imobiliário Truong My Lan para revogar sua sentença de morte.
A empresária foi condenada no maior caso de fraude financeira da história do país,acusada de desviar 12,5 bilhões de dólares (R$ 75,7 bilhões), um valor equivalente a quase 3% do PIB do Vietnã em 2022.
Lan, que presidia a empresa do setor imobiliário Van Thinh Phat Holdings Group, foi condenada à morte em abril. Nesta terça, os juízes da corte na cidade de Ho Chi Mihn decidiram que não havia nenhuma base para reduzir a sentença.
A magnata, no entanto, ainda pode reverter a pena, pois, de acordo com a legislação vietnamita, é possível comutar a sentença de morte para prisão perpétua se o condenado devolver 75% do dinheiro desviado.
No caso de Lan, ela teria que devolver 9 bilhões de dólares. Esse não é o último recurso do caso. Ela ainda pode pedir anistia ao presidente.
“As consequências que Lan causou são sem precedentes na história do litígio, e a quantidade de dinheiro desviada é de dimensões sem precedentes e irrecuperável”, disseram os promotores, segundo o portal estatal de notícias VietnamNet.
“As ações da ré afetaram muitos aspectos da sociedade, do mercado financeiro e da economia.”
Lan, de 68 anos, é provavelmente o alvo mais célebre da recente cruzada anticorrupção do governo comunista, que governa o país desde 1975. A campanha atingiu vários membros da elite empresarial do Vietnã.
A magnata foi presa juntamente com dezenas de outros acusados, incluindo altos funcionários do Banco Central do país. Além de Lan, outros 47 réus entraram com recurso para terem suas penas reduzidas, de acordo com a Agência DW.