O alerta é da Agência Internacional de Energia Atômica órgão das Nações Unidas e foi divulgado nesta sexta-feira
Por Misto Brasil – DF
O Irã está avançando rumo à bomba atômica, tendo elevado “drasticamente” as capacidades de seu programa nuclear, alertou nesta sexta-feira (06) a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, na sigla em inglês), órgão das Nações Unidas.
Em entrevista à agência Reuters, o chefe do órgão, Rafael Grossi, disse que a república islâmica está aumentando “em sete, oito ou mais vezes” a quantidade de urânio enriquecido a 60% – hoje estimada em cinco a seis quilos por mês – e se aproximando dos cerca de 90% necessários à fabricação de armas nucleares.
Segundo Grossi, o Irã já dispõe de recursos suficientes para a fabricação de quatro bombas atômicas, noticiou a Agência DW.
“Isso é uma mensagem. É uma mensagem clara de que eles [Irã] estão respondendo ao que sentem como pressão“, disse o chefe da IAEA.
O governo iraniano nega trabalhar na fabricação de armas nucleares e insiste que seu programa nuclear tem propósitos meramente civis.
Mas a Europa e os Estados Unidos argumentam que não há razões civis para enriquecer urânio a 60%. Países que chegaram a esse patamar se tornaram produtores de bombas.
Grossi disse que inspetores da ONU planejam averiguar a situação no Irã após o país notificar a agência sobre os seus planos.
“Acho que é muito preocupante”, comentou Grossi. “Eles estavam se preparando e têm todas aquelas instalações meio que em espera, e agora as estão ativando […]. Se realmente colocarem todas em operação, será um salto enorme.”