De acordo com especialistas, essa iniciativa poderia ajudar a despolitizar os mercados globais e eliminar intermediários
Por Misto Brasil – DF
Nesta ano, durante a Cúpula do Brics em Kazan, os países do bloco concordaram em criar uma bolsa comum de grãos, que serviria como uma nova plataforma de negociação para os maiores produtores e consumidores do mundo.
De acordo com especialistas, essa iniciativa poderia ajudar a despolitizar os mercados globais e eliminar intermediários na forma de bolsas ocidentais.
Segundo a ministra da Agricultura russa Oksana Lut, o trabalho na criação do conceito da bolsa de grãos do Brics começará em 2025.
“Começaremos este trabalho a partir de 2025 sob a liderança do vice-chefe da administração presidencial Maksim Oreshkin, juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Econômico. Nossa parte é baseada em commodities. Começaremos a desenvolver um conceito”.
No início deste ano, o presidente Vladimir Putin apoiou a iniciativa para criar uma bolsa de grãos dentro da estrutura do Brics.
Em outubro, durante a cúpula do Brics em Kazan, segundo a Agência Sputnik, Putin disse que vários países do Brics são líderes mundiais em termos de volume de grãos.
Leguminosas e sementes oleaginosas produzidas – portanto, a abertura de uma bolsa de grãos do bloco ajudará a criar indicadores justos de preços de grãos no mundo.