Trump diz em entrevista que os EUA pode sair da Otan

Donald Trump presidente eleito Estados Unidos Misto Brasil
Donald Trump tomou posse como presidente dos EUA no dia 20 de janeiro/Arquivo/Divulgaçào/DT
Compartilhe:

Sair da aliança militar do Ocidente vai acontecer, segundo ele, caso seus membros não “paguem suas contas”

Por Misto Brasil – DF

Em sua primeira entrevista desde a vitória nas eleições americanas, o presidente eleito Donald Trump disse neste domingo (08) que “com certeza” cogitaria abandonar a Otan.

Sair da aliança militar do Ocidente vai acontecer, segundo ele, caso seus membros não “paguem suas contas” e tratem os Estados Unidos de forma “justa” em vez de “tirar vantagem” na defesa e no comércio exterior.

“Eles [Europa] não compram nossos carros, não compram nossos produtos alimentícios, não compram nada. É uma desgraça. E, ainda por cima, nós os defendemos”, queixou-se em entrevista à emissora americana NBC.

“Eu consegui centenas de bilhões de dólares para a Otan só com uma atitude dura. Eu disse aos países: ‘Eu não vou proteger vocês a menos que vocês paguem’, e eles começaram a pagar.”

A expressão simplificada “pagar as contas” é, na verdade, uma referência ao compromisso voluntário que cada país-membro da Otan assume de gastar 2% do PIB em defesa.

Essa meta tem sido descumprida desde o final da Guerra Fria, mas voltou a ser gradualmente observada desde a invasão russa da Ucrânia, em 2022 – e, segundo a Otan, é atualmente cumprida pela maioria dos atuais 32 membros da aliança.

Trump, que volta à Casa Branca no dia 20 de janeiro, há muito tem acusado países europeus e o Canadá de depender dos gastos militares dos EUA, que é o país mais poderoso da Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Uma das principais vantagens de fazer parte da Otan é justamente a promessa de assistência mútua de que gozam seus membros, já que um ataque a um único país da aliança é considerado um ataque à aliança como um todo.

“Se eles estiverem pagando suas contas, e se eu achar que eles estão fazendo um justo – que eles estão nos tratando de forma justa, a resposta é que com certeza eu ficaria com a Otan”, disse Trump.

Do contrário, continuou, “com certeza” consideraria a possibilidade de abandonar a aliança, anotou a Agência DW.

Assuntos Relacionados

Siga o Misto Brasil

Acompanhe em todas as redes

Notícias, vídeos e destaques em tempo real. Escolha sua rede favorita.

Dica: acompanhe também pelo WhatsApp para receber atualizações rápidas.

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades

Newsletter

Receba os destaques da semana

Uma seleção objetiva dos principais acontecimentos, com leitura rápida e sem ruído.

📰 Resumo editorial
Leitura rápida
🔒 Sem spam
QR Code para acessar a newsletter do Misto Brasil
Aponte a câmera e assine pelo celular

Você pode cancelar quando quiser.