Os setores com mais demandas incluem áreas como administração, tecnologia, comunicação, educação e engenharia
Por Misto Brasil – DF
O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) tem 702 oportunidades de estágio no Distrito Federal, segundo informou hoje (11) a ONG de empregabilidade. No Brasil, há 7,5 mil vagas abertas.
Os estudantes devem fazer o cadastro neste link ou ir até a sede do CIEE em Brasília, que fica no Setor Comercial Sul do Plano Piloto.
Os setores com mais demandas incluem áreas como administração, tecnologia, comunicação, educação e engenharia. As vagas são voltadas para estudantes do ensino médio, técnico e superior, com condições que buscam aliar aprendizado prático ao ambiente de trabalho.
Com mais de 59 anos de atuação, o centro é uma organização sem fins lucrativos que promove programas de estágio e aprendizagem.
Segundo uma pesquisa feita pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), entre 2011 e 2024, dobrou o número de aprendizes no Brasil. Atualmente, são 602 mil.
Os estagiários eram 642 mil em 2023 e hoje são 877 mil, um crescimento de 37%. Mais da metade (51%) atua em empresas privadas, mas há elevada parcela no Setor Público (40%), principalmente na Administração Pública (30%) e Justiça (7%).
Conforme a pesquisa, do total atual de jovens ocupados, apenas 12% (cerca de 2 milhões) atuam em ocupações técnicas, atividades culturais ou da informática e comunicações, que têm menor taxa de informalidade.
A maioria, cerca de 12 milhões, está em ocupações de baixa qualificação ou remuneração.