Mudança nos critérios na Caesb ampliou o número de pessoas contempladas que estão inscritas no Cadastro Único
Por Misto Brasil – DF
O Distrito Federal ampliou o número de atendidos pela tarifa social com o desconto de 50%, que beneficiará 270 mil moradores da capital.
Desde 2020, a Caesb já aplicava o auxílio para 90 mil pessoas, de acordo com critérios estabelecidos pela Adasa. Com a mudança, 180 mil pessoas a mais serão contempladas, segundo informou a Agência Brasília.
O governador Ibaneis Rocha determinou que a companhia estenda o benefício a partir desta quarta-feira, data em que começou vigorar a lei federal nº 14.898/2024 (sancionada em junho deste ano).
As pessoas com renda de até meio salário mínimo inscritas no Cadastro Único ou que tenham membros na família com deficiência ou idosos acima de 65 anos recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC) terão um desconto de 50% na tarifa de água e esgoto.
A dona de casa Odete Freitas, 51, é moradora do Assentamento Dorothy Stang, em Sobradinho, e está sendo atendida com rede de água da Caesb desde março deste ano.
Odete é beneficiária da tarifa social e mora há nove anos no local. Ela relata que o abastecimento de água regular melhorou a qualidade de vida dela e de todos os vizinhos que ali residem.
“A gente estava precisando muito dessa água tratada, uma água limpa e que ajudou muito a diminuir a quantidade de pessoas doentes aqui na região”, explicou Odete.
“Eu sou mãe solteira. Tenho muitas dificuldades para pagar as contas. O custo de vida está muito alto, e essa tarifa me ajuda muito, pois diminui o valor da conta que tenho a pagar todo mês”.