Instituições da memória sobre o Holocausto abandonam o X

Holocausto II Guerra Mundial Misto Brasília
O genocídio de milhões de pessoas é lembrado pelo parlamento alemão/Arquivo
Compartilhe:

Somente num único dia aderiram à iniciativa 18 organizações relacionadas ao Holocausto e 21 indivíduos envolvidos em pesquisas e trabalhos

Por Misto Brasil – DF

Diversas instituições e indivíduos envolvidos na educação, memória e pesquisa sobre o Holocausto silenciaram suas contas na rede social X nesta sexta-feira (13), em adesão a um êxodo contínuo da plataforma do bilionário Elon Musk, que virou conselheiro político do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

As saídas coordenadas são parte de uma iniciativa chamada “Nem uma palavra a mais”, organizada pela Associação de Refugiados Judeus (AJR), uma organização sem fins lucrativos sediada no Reino Unido.

Esta entidade fornece serviços de assistência social a refugiados e sobreviventes do Holocausto, bem como educação sobre o massacre de judeus ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial.

Em comunicado, a AJR lamentou as mudanças que ocorreram na plataforma anteriormente chamada de Twitter desde a aquisição por Musk, em outubro de 2022.

“Desinformação, distorções e abusos floresceram enquanto medidas de segurança e moderação de conteúdo praticamente desapareceram”, diz a entidade.

“Enquanto isso, como empresa, a X depende do nosso conteúdo para manter seus usuários engajados. Mais engajamento significa mais receita de publicidade. Em termos mais simples, o X lucra com a nossa presença, lucra com cada palavra que postamos. Diremos, portanto, nenhuma palavra a mais.”

Em 12 de dezembro, aderiram à iniciativa 18 organizações relacionadas ao Holocausto e 21 indivíduos envolvidos em pesquisas e trabalhos escritos sobre o massacre, principalmente no Reino Unido e na Alemanha.

Os participantes também se comprometeram a apoiar os conteúdos uns dos outros em outras plataformas de mídia social.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas