O fenômeno atingiu Mayotte, um território insular francês no Oceano Índico. Os ventos chegaram a 225 km/h
Por Misto Brasil – DF
A busca por sobreviventes em Mayotte, um território insular francês no Oceano Índico, continuou no domingo após ter sido atingido por um poderoso ciclone.
Assista aos vídeos logo abaixo.
Equipes de resgate ainda estão tentando chegar a algumas comunidades e teme-se que o número de mortos possa chegar a milhares quando os danos forem totalmente avaliados.
Assentamentos inteiros foram arrasados quando o ciclone Chido trouxe ventos de mais de 225 km/h (140 mph), com os mais pobres vivendo em abrigos improvisados sendo particularmente afetados, conforme divulgou a BBC News..
Parte da população de 320 mil habitantes de Mayotte disse estar enfrentando graves escassez de alimentos, água e abrigo.
Um morador da capital, Mamoudzou, esperando na fila por suprimentos, disse: “Já faz três dias que não temos água, então está começando a ser demais.
“Estamos tentando conseguir o mínimo para viver, porque não sabemos quando a água voltará”.
Mohamed Ishmael, outro morador de Mamoudzou, disse à agência de notícias Reuters que a situação era “uma tragédia” e disse: “Você se sente como se estivesse no rescaldo de uma guerra nuclear… Vi um bairro inteiro desaparecer”.
Acredita-se que as comunidades empobrecidas de Mayotte, incluindo os migrantes sem documentos que viajaram para o território francês numa tentativa de pedir asilo, foram particularmente atingidas devido à natureza vulnerável das suas habitações.
Sua população depende muito da ajuda financeira francesa e há muito tempo enfrenta pobreza, desemprego e instabilidade política.
Cerca de 75% da população vive abaixo da linha nacional de pobreza e o desemprego gira em torno de um em cada três.