A convocação do voto de confiança foi formalizada pelo próprio Scholz na semana passada, após semanas de turbulência
Por Misto Brasil – DF
O governo do chanceler federal Olaf Scholz será submetido nesta segunda-feira (16) a um voto de confiança no Parlamento da Alemanha (Bundestag).
É esperado que Scholz, cujo governo perdeu sua maioria parlamentar no início de novembro, seja derrotado na votação, abrindo caminho para que o Bundestag seja dissolvido e para a convocação de uma nova eleição federal, em 23 de fevereiro de 2025.
A votação está prevista para ocorrer a partir de 15h30 no horário local (11h30 em Brasília).
A convocação do voto de confiança foi formalizada pelo próprio Scholz na semana passada, após semanas de turbulência política na esteira da saída do Partido Liberal Democrático (FDP, na sigla em alemão) da tríplice coalizão partidária que governava a Alemanha desde 2021.
Com a saída dos 90 deputados do FDP, o governo se viu reduzido a uma bancada de 324 parlamentares remanescentes do Partido Social Democata (SPD, a sigla de Scholz) e os Verdes. A atual legislatura do Bundestag tem 733 deputados.
Dessa forma, o governo efetivamente acabou virando uma administração de minoria.
A saída do FDP no início de novembro foi barulhenta, com o social-democrata Scholz e o líder dos liberais, Christian Lindner, que ocupava o cargo de ministro das Finanças, trocando acusações em público.
Num pronunciamento televisivo, Scholz disse que Lindner havia quebrado sua confiança e só pensava em sua sobrevivência política.
O rompimento efetivamente selou o fim da tríplice aliança partidária apelidada de “semáforo”, em referência às cores dos partidos que a integravam, informa a DW.