Guerras que tiveram cessar-fogo no Natal

Israel Faixa de Gaza guerra Misto Brasil
Unidade móvel do exército de Israel segue em direção à Faixa de Gaza/Arquivo/Divulgação/IDF
Compartilhe:

Em pleno menos cinco conflitos houve um cessar-fogo temporário. O último registro foi na guerra da Bósnia

Por Misto Brasil – DF

A época de Natal tem provado que, historicamente, é um período que sensibiliza governantes e a sociedade a buscarem mais humanidade e fraternidade, mesmo em tempos de guerra.
A Sputnik Brasil identificou alguns conflitos ocorridos ao longo dos séculos que tiveram cessar-fogo temporário durante o período natalino.

Guerra de Independência dos Estados Unidos (1775–1783)

Durante o Natal de 1776, embora não tenha havido um cessar-fogo oficial, pausas nos combates em algumas áreas foram relatadas. No entanto, a famosa travessia de George Washington do rio Delaware na noite de Natal para atacar tropas hessianas mostra que nem todas as ações pararam.

Primeira Guerra Mundial (1914–1918)

Um dos exemplos mais famosos e inusitados de cessar-fogo no Natal, a trégua da Primeira Grande Guerra, em 1914, foi não oficial e teve até troca de presentes entre soldados alemães e britânicos no front ocidental. Houve relatos de sobreviventes de que os então inimigos cantaram canções natalinas e até jogaram futebol. Fotos da época comprovam o clima amistoso e festivo, que, infelizmente, foi breve.

Guerra do Vietnã (1959–1975)

Durante a Guerra do Vietnã, os Estados Unidos declararam um cessar-fogo de 30 horas no Natal, em 1965, que não foi totalmente respeitado pelas partes.

Guerra Civil Angolana (1975–2002)

Durante a longa e devastadora Guerra Civil Angolana, houve vários cessar-fogos temporários, e alguns coincidiram com o período de Natal.
Em 1991, por exemplo, uma trégua foi anunciada com o objetivo de permitir que os civis recebessem ajuda humanitária, mas não durou, pois os principais grupos envolvidos, MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) e UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola), não respeitaram o combinado.

Guerra da Bósnia (1992–1995)

A guerra envolveu os três principais grupos étnicos na região em torno da independência da Bósnia da ex-Iugoslávia: croatas, sérvios e bósnios. Teve um saldo de centenas de milhares de mortos e refugiados e foi a maior guerra na Europa depois da Segunda Guerra Mundial.
Em 1994, as Nações Unidas promoveram um cessar-fogo no Natal, quando foram entregues mantimentos e houve ajuda humanitária nas regiões afetadas.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas