Divulgados 425 mil nomes de suspeitos de colaborar com nazistas

Polônia campo de concentração de Auschwitz Misto Brasília
Detalhe do campo de concentração de Auschwitz aberto pelos nazistas na Polônia/Arquivo
Compartilhe:

Os registros completos dessas investigações só eram acessíveis anteriormente visitando o Arquivo Nacional Holandês em Haia

Por Misto Brasil – DF

Os nomes de 425 mil pessoas suspeitas de colaborar com os nazistas durante a ocupação alemã da Holanda foram publicados online pela primeira vez.

Os nomes representam indivíduos que foram investigados por meio de um sistema legal especial estabelecido no final da Segunda Guerra Mundial. Destes, mais de 150.000 enfrentaram alguma forma de punição.

Os registros completos dessas investigações só eram acessíveis anteriormente visitando o Arquivo Nacional Holandês em Haia.

O Instituto Huygens, que ajudou a digitalizar o arquivo, diz que essa é uma grande barreira para pessoas que desejam pesquisar a ocupação da Holanda, que durou de sua invasão em 1940 a 1945.

“Este arquivo contém histórias importantes para as gerações presentes e futuras”, diz o Instituto Huygens.

“Desde crianças que querem saber o que seus pais fizeram na guerra até historiadores pesquisando as áreas cinzentas da colaboração.”

O arquivo contém arquivos sobre criminosos de guerra, cerca de 20.000 holandeses que se alistaram nas forças armadas alemãs e supostos membros do Movimento Nacional Socialista (NSB) – o partido nazista holandês.

Mas também contém os nomes de pessoas que foram consideradas inocentes.

Isso porque o arquivo é composto por processos da Jurisdição Especial, que desde 1944 investigava supostos colaboradores.

O banco de dados online contém apenas os nomes dos suspeitos, bem como a data e o local de nascimento, que só podem ser pesquisados ​​usando dados pessoais específicos.

Não especifica se uma pessoa em particular foi considerada culpada ou de que tipo de colaboração ela era suspeita.

Mas ele dirá aos usuários qual arquivo solicitar para ver essas informações se eles visitarem o National Archives. Pessoas acessando os arquivos físicos devem declarar um interesse legítimo em visualizá-los.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas