Será o primeiro país do mundo a praticamente tirar os carros com motores a gasolina e diesel do mercado de carros novos
Por Misto Brasil – DF
Nove em cada dez carros novos vendidos na Noruega em 2024 eram elétricos, segundo dados divulgados pela Federação Norueguesa de Estradas (OFV) nesta quinta-feira (02).
Dos 128.691 carros novos registrados no ano passado, 114.400 eram movidos a bateria, o equivalente a 89%. Essa é a maior participação de veículos do tipo de qualquer grande mercado nacional de carros.
A quantidade também supera a participação de 82% registrada no país em 2023.
Apesar de ser um grande produtor de petróleo e gás, a Noruega pretende atingir “emissão zero” a partir de 2025, zerando a venda de carros a combustão. A data adianta em uma década o prazo estabelecido pela União Europeia, da qual a Noruega não faz parte.
As marcas mais vendidas foram Tesla, seguida por Volkswagen e Toyota. Carros elétricos chineses agora representam quase 10% das vendas.
“A Noruega será o primeiro país do mundo a praticamente tirar os carros com motores a gasolina e diesel do mercado de carros novos”, disse Christina Bu, chefe da associação de veículos elétricos da Noruega.
A Dinamarca tenta seguir o mesmo caminho, Em 2024, 51,5% dos 173 mil carros vendidos eram elétricos.
Em 2012, os carros elétricos representavam apenas 2,8% das vendas, mas desde então explodiram graças a vários incentivos.
A Noruega penaliza os carros a combustão com impostos mais altos, enquanto isenta os elétricos de alguns impostos para torná-los mais competitivos.