Parte da alta se deve a notícia do jornal The Washington de que do presidente Donald Trump estaria considerando moderar os planos tarifários
Por Misto Brasil – DF
O mercado acordou de bom humor nesta segunda-feira, espantando o mau humor das últimas sessões e contrariando expectativas de mais quedas. Por volta das 12h44, o Ibovespa (bolsa de valores) subia 1,11%, enquanto o dólar tinha queda de 1,07%, a R$ 6,11.
Parte da alta se deve a notícia do jornal The Washington de que do presidente Donald Trump estaria considerando moderar os planos tarifários. Um dos grandes temores dos economistas são medidas de elevação de tarifa, consideradas inflacionárias, conforme o Money Times.
“Se o Trump assume uma postura mais moderada, isso indica que o Federal Reserve tende a ter mais espaço para redução de juros. Se tem uma postura agressiva e mais inflacionária, fica mais defensivo”, destaca Victor Benndorf, da corretora que leva o seu nome.
Ele explica que isso impactava, principalmente, os países emergentes, que possuem um beta mais alto, e são mais expostos, para o bem como para o mal.
Apesar disso, Trump tratou de negar a informação.
“A matéria do Washington Post, citando as chamadas fontes anônimas, que não existem, afirma incorretamente que minha política tarifária será reduzida. Isso está errado. O Washington Post sabe que está errado. É apenas mais um exemplo de Fake News”, escreveu ele em uma publicação na plataforma Truth Social.
Mesmo assim, o Ibovespa continuava a sua trajetória de alta, enquanto o dólar operava no território negativo.