Na cidade mineira de Dom Silvério houve enchente históricas. No estado de SP, 250 pessoas estão desabrigadas em Peruíbe
Por Alex Rodrigues e Camila Boehm – DF e SP
“Foi a pior enchente dos últimos quatro anos”. Assim, o prefeito de Dom Silvério, em Minas Gerais, José Bráulio Aleixo, classificou hoje (09) as consequências das fortes chuvas que atingiram a pequena cidade mineira de 5.196 habitantes entre a tarde de terça-feira (07) e a madrugada de quarta-feira (08).
“Durante minha primeira gestão – 2021/2024 – enfrentamos três enchentes. Esta, contudo, foi a pior de todas”, disse à Agência Brasil nesta quinta-feira (9).
Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, os últimos dias foram de muita chuva em todo o estado, mas, de acordo com Bráulio, na microrregião do Vale do Piranga, na Zona da Mata, no sudeste mineiro, nenhuma outra cidade foi tão afetada quanto Dom Silvério.
Na terça-feira (07), em apenas 20 minutos, choveu, no município, cerca de 150 milímetros (mm) – um grande volume, considerando que, para todo o mês de janeiro, eram esperados 220 mm.
Um córrego que corta a cidade transbordou, causando prejuízos a particulares e à infraestrutura pública.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que, no período da tarde, haverá condições para pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade no município de Peruíbe, litoral paulista. Há possibilidade ainda de raios e ventos na cidade. Após tempestades nesta madrugada, 250 pessoas ficaram desabrigadas.
As equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental estão retirando as famílias presas nas áreas alagadas da cidade.
O resgate inclui idosos, crianças e animais domésticos. Os desabrigados estão sendo encaminhados ao abrigo emergencial, onde poderão ficar até a situação se normalizar, com alimentação, banho e local para dormir.
Segundo o órgão, os atuais modelos meteorológicos não indicam condições para acumulados significativos, mas recomenda atenção em áreas mais vulneráveis já que o solo está encharcado.
Para sábado (11) e domingo (12), os dias serão marcados por sol entre nuvens e são previstas chuvas isoladas no período da tarde, de curta e fraca intensidade. Até o momento, não há previsão para acumulados significativos no período.