Um dos destaques é o simulador imersivo, que utiliza tecnologia de realidade virtual para transportar os visitantes aos planetas
Por Misto Brasil – DF
As imagens produzidas pela Nasa poderão ser vista no projeto Viagem na Via Láctea, que será montado na área externa do Planetária.
O evento ao sistema solar poderá ser visto a partir do dia 22 de janeiro. A exposição seguirá aberta gratuitamente até março, conforme divulgou nesta quinta-feira a organização.
Um dos destaques é o simulador imersivo, que utiliza tecnologia de realidade virtual para transportar os visitantes aos planetas, luas e outros corpos celestes.
Com capacidade para até seis pessoas por vez, a experiência dura cinco minutos e funciona diariamente, das 13 às 19 horas, com acesso por ordem de chegada.
Além do simulador, a iniciativa oferece uma exposição interativa e educativa, composta por 28 fotografias do sistema solar provenientes do acervo da Nasa, exibidas em 15 totens ecológicos alimentados por energia solar.
Esses totens, disponíveis 24 horas por dia, reforçam a proposta sustentável do projeto, enquanto as imagens despertam o fascínio pelo universo e aproximam o público dos mistérios do cosmos.
A curadora Melissa Viana disse que a proposta é ampliar o acesso à Astronomia de forma lúdica e inclusiva.
“Queremos tornar a Astronomia acessível, encantando o público com a grandiosidade do universo e despertando a curiosidade de forma inclusiva e sustentável. É uma oportunidade única para aprender e se conectar com o cosmos sem sair de Brasília”.


