Cerca de 5 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas na área de catatumbo, segundo o governo
Por Misto Brasil – DF
Pelo menos 80 pessoas morreram e 20 ficaram feridas em combates entre o Exército de Libertação Nacional (ELN) e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) na região de Catatumbo.
Assista os vídeos logo abaixo
Cerca de 5 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas nessa área, informou o governador William Villamizar.
“Mais de 80 pessoas morreram, cerca de 20 ficaram feridas e pelo menos cinco mil foram forçadas a abandonar suas casas”.
“A maioria indo para os municípios de Tibú, Ocaña e Cúcuta”, afirmou o governador em comunicado no site do governo regional, registrou a Agência Sputnik.
Os confrontos em Catatumbo, na fronteira da Colômbia com a Venezuela, começaram há três dias entre rebeldes do ELN e das FARC. Devido aos combates e às mortes entre os civis, as aulas foram suspensas na região.
Abrigos temporários foram criados, e estão sendo organizadas acomodações e assistência humanitária para os milhares de deslocados.
“O governo de Norte de Santander apela ao ELN e às Farc para que cessem os combates, respeitem os direitos humanos e criem corredores humanitários que permitam às famílias se deslocarem sem colocar suas vidas em risco”, declarou Villamizar
.Após os acontecimentos, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, classificou as ações do ELN na região como crimes de guerra e anunciou a suspensão do processo de paz com o grupo, alegando que “não têm nenhuma vontade de paz”.


