O ministério não esclareceu os problemas ou justificou o atraso, que também foi motivo de reclamação das entidades
Por Misto Brasil – DF
O resultado do Sisu foi divulgado nesta segunda-feira (27), pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado acontece um dia após o prazo definido pelo MEC o que gerou muita reclamação e ansiedade.
O ministério não esclareceu os problemas ou justificou os resultados, que também foi motivo de reclamação das entidades que representam os estudantes.
A edição de 2025 do Sistema de Seleção Unificada teve 254.899 candidatos aprovados, sendo 128.691 na ampla concorrência, 111.655 na modalidade de cotas e 14.553 por meio de ações afirmativas das próprias instituições de ensino superior.
Um dos destaques da edição é o Pé-de-Meia Licenciaturas, incentivo financeiro para estudantes que optarem por cursos que formam professores.
De acordo com o levantamento do MEC, com a implementação da regra de remanejamento prevista na Lei de Cotas, o Sisu 2025 alcançou um novo patamar de eficiência.
Essa regra assegura que as vagas reservadas, caso não tenham candidatos suficientes, sejam inicialmente redistribuídas entre os próprios cotistas, conforme a ordem estabelecida na Lei. E, se ainda houver vagas não preenchidas, elas são automaticamente destinadas à ampla concorrência.
Essa mudança permitiu que vagas que seriam ocupadas por meio da lista de espera fossem preenchidas ainda na chamada regular. Como resultado, 17.337 estudantes a mais foram aprovados, graças ao remanejamento.