Ele chegou a discutir o assunto com sua equipe ao dizer que a imposição de tarifas tem o objetivo de proteger os produtores norte-americanos
Por Misto Brasil – DF
Um das promessas de campanha para “fortalecer a economia norte-americana”, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mantém sua intenção de impor tarifas comerciais ao Canadá e ao México a partir de 1º de fevereiro.
É o que revelou nesta terça-feira (28) a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt.
“O presidente confirmou que a data de 1º de fevereiro para [as tarifas comerciais em relação ao] Canadá e México permanece em vigor”, destacou Leavitt, acrescentando que medidas semelhantes estão sendo consideradas contra a China.
Segundo a secretária, Trump chegou a discutir o assunto com sua equipe ao longo do fim de semana, enfatizando que a imposição de tarifas de importação de até 25% tem o objetivo de proteger os produtores norte-americanos e fortalecer a economia nacional.
Desde a campanha, o presidente republicano tem feito ameaças contra os dois países e chegou a sugerir que o Canadá se torne o 51º estado norte-americano, o que gerou reações.
Na última semana, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, também ameaçou impor novas taxas à produção norte-americana que chega ao país. “Como fizemos da última vez, estamos prontos para responder com tarifas, se necessário”, anotou a Agência Sputnik.