A decisão segue uma medida tomada nesta semana pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que encerrou uma cláusula comercial
Por Misto Brasil – DF
O Serviço Postal americano (USPS) afirmou nesta quarta-feira (05) que suspenderá temporariamente o recebimento e envio de encomendas oriundas de China e Hong Kong.
A decisão segue uma medida tomada nesta semana pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que encerrou uma cláusula comercial usada por varejistas chinesas como Temu e Shein para enviar pacotes de baixo valor com isenção de impostos para os Estados Unidos.
No decreto que entrou em vigor na terça-feira, Trump eliminou um imposto conhecido como “de minimis” que permitia consumidores dos EUA a não pagar tarifas em remessas abaixo de 800 dólares (R$ 4,6 mil).
O modelo é similar ao brasileiro, que há 6 meses instituiu imposto para produtos de até 50 dólares, regra que ficou popularmente conhecida como “taxa das blusinhas”.
Nos EUA, Trump também impôs uma tarifa adicional de 10% sobre produtos chineses. A Casa Branca diz que as novas regras foram impostas para conter o fluxo de fentanil para os EUA.
A agência de notíciasReuters revelou que fornecedores chineses usavam essa isenção para exportar materiais químicos para a produção de fentanil, disfarçando-os como eletrônicos e outros produtos de baixo custo.
“Isso é enorme… Pessoas que estão esperando pedidos da Amazon, Shein e Temu não têm como saber quando os receberão”, disse Ram Ben Tzion, fundador da Ultra Information Solution, uma empresa responsável por uma plataforma de verificação de remessas por correio.
“Espero que isso seja uma medida de curto prazo, substituída por uma solução mais equilibrada a longo prazo”, acrescentou.

