O projeto passou por várias cidades brasileiras e também por alguns países como Cuba, Venezuela, Colômbia, Espanha e Portugal
Por Misto Brasil – DF
Neste mês de fevereiro o Museu Itinerante de Teatro de Bonecos apresenta Espetáculo e Exposição com bonecos de vários países.
A partir de quarta-feira (12), o Gama vai receber a Exposição em duas escolas, no Caic (SMA) e na Escola Livre Voar. As visitas à exposição são guiadas e abertas aos alunos e ao público em geral. Em seguida, no dia 18, a Exposição parte para a Estrutural.
A precursora e idealizadora do projeto a Professora Izabela Brochado diz que o Museu Itinerante de Teatro de Bonecos, como o próprio nome indica, é um museu que se desloca por diversos lugares.
Ele passou por várias cidades brasileiras e também por alguns países como Cuba, Venezuela, Colômbia, Espanha e Portugal.
O diferencial do projeto é ter bonecos do Nordeste, pertencentes ao Mamulengo, uma rica tradição de bonecos que recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan. Na exposição há também bonecos construídos por nós, bonequeiros do Distrito Federal”, explica Izabela, que também é bonequeira.
“Os bonecos do Museu carregam as marcas do seu lugar de origem, dos mestres, artesãos e artistas que os criaram e dos caminhos que percorreram. Levam consigo o legado de quem os confeccionou e, por meio deles, contou e continua a contar muitas histórias”.
O projeto é realizado pela Trapusteros Teatro juntamente com o Grupo Pirilampo com recursos do FAC-DF. A Secretaria de Educação do DF, Laboratório de Teatro de Formas Animadas (Lata), do Departamento de Artes Cênicas da UnB, e a Voar Arte para a Infância e Juventude são parceiros desta iniciativa.