A Emater-DF calcula que haverá um crescimento de 8% na colheita de soja este ano, com destaque para a soja para sementes
Por Misto Brasil – DF
O governador Ibaneis Rocha acompanhou neste sábado (15) o início das colheitas na Fazenda Coperbrás, em Planaltina. A visita, organizada pelos produtores da região, contou com a presença dos maiores agricultores do Distrito Federal.
A Emater-DF calcula que haverá um crescimento de 8% na colheita de soja este ano no DF, gerando uma das maiores produtividades do Brasil.
E m 2023, a capital federal produziu 323,5 mil toneladas do grão.
Leia – safra de grãos será a maior já produzida no Brasil
O produtor rural Nelson Schneider, da Coperbrás, previu que a colheita de soja em 2025 será recorde, com uma produtividade de 82 sacas de semente por hectare.
O valor ultrapassa a produção nacional, que é por volta de 50 sacas por hectare.
O encontro reuniu mais de 100 participantes, que puderam conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelos produtores locais nos campos de sementes, registrou a Agência Brasília.
Em 2023, a produção de soja para sementes foi de 65,7 mil toneladas. Além disso, foram colhidas 44,4 toneladas de sorgo, 36,2 toneladas de feijão e 22,8 mil toneladas de trigo, demonstrando a diversificação e a força da agricultura no Quadradinho.
Atualmente, 68% do território do Distrito Federal está em áreas rurais.
Em 2024, 13.602,10 hectares foram regularizados, número 127% maior que o mesmo período do ano anterior, quando houve a regularização de quase 6 mil hectares.