Argentina fará investigação sobre criptomoedas de Milei

Argentina presidente Javier Milei Misto Brasil
Javier Milei durante anúncio de novas medidas na Argentina/Arquivo/Divulgação
Compartilhe:

Especialistas e políticos de oposição apontaram que o ativo digital poderia ser um golpe ou esquema de pirâmide

Por Misto Brasil – DF

O governo argentino anunciou na noite deste sábado (16) a abertura de uma “investigação urgente” sobre o lançamento de uma criptomoeda promovida nas redes sociais pelo presidente Javier Milei.

Após um aumento exponencial, o valor da criptomoeda despencou em questão de poucas horas depois de uma publicação nas redes sociais do político ultraliberal, em meio uma série de acusações de fraude e ameaças de pedidos de impeachment por parte da oposição.

Milei teria postado uma mensagem no X que permaneceu fixada em seu perfil por mais de cinco horas com um link para uma iniciativa chamada projeto Viva La Libertad, que emulava o slogan Viva la libertad, carajo, utilizado com frequência pelo presidente argentino.

“O mundo quer investir na Argentina. $LIBRA”, dizia a mensagem de Milei com o nome do token, uma unidade de valor digital baseada na tecnologia blockchain que não é lastreada por dinheiro real.

Segundo a postagem, a criptomoeda era “um projeto privado” dedicado a “incentivar o crescimento da economia argentina, financiando pequenos negócios e startups argentinos”.

Economistas e especialistas em criptomoedas na Argentina, assim como políticos de oposição, rapidamente criticaram Milei e apontaram que o ativo digital poderia ser um golpe ou esquema de pirâmide.

Horas depois, o perfil do presidente apagou a mensagem.

“Eu não estava ciente dos detalhes do projeto e depois de tomar conhecimento dele decidi não continuar a divulgá-lo”, explicou Milei na madrugada de sábado, também em postagem no X.

Enquanto as críticas aumentavam, o gabinete de Milei anunciou que, “à luz dos acontecimentos”, ele decidiu “encaminhar imediatamente o assunto ao Escritório Anticorrupção (OA) para determinar se houve conduta imprópria por parte de qualquer membro do governo nacional, incluindo o próprio presidente”.

O comunicado da Presidência argentina postado no X também anunciava a criação de uma Força-Tarefa Investigativa encarregada de “iniciar uma investigação urgente sobre o lançamento da criptomoeda $LIBRA e todas as empresas ou pessoas envolvidas nesta operação”, informou a DW.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas