Mercado refletiu as pesquisas políticas e analistas colocaram os mercados nos preços uma possível alternância de poder em 2026
Por Misto Brasil – DF
O Ibovespa fechou em alta, após disparar mais de 2% na última sexta. Com a agenda esvaziada e sem o auxílio das bolsas nosEstados Unidos, que estão fechadas devido ao feriado, o índice continuou repercutindo a queda de popularidade do presidente Lula da Silva.
Na sessão, o índice subiu 0,44%, a 128.786 mil pontos, segundo dados preliminares. O dólar, que começou a sessão em queda, fechou em alta de 0,27%, aos R$ 5,7128, após ter encerrado a sexta-feira em R$ 5,6974.
De acordo com analistas, os mercados colocam nos preços uma possível alternância de poder em 2026. Membros do próprio governo já admitem que Lula tem até o fim do ano para se recuperar se quiser ter chances mais concretas de se reeleger.
A popularidade do presidente despencou 11 pontos percentuais, a mais baixa dos seus três mandatos.
“Temos inércia do pregão de sexta, que foi muito forte. Você tem esse driver que é bem volúvel, bastante incipiente para eleições de outubro de 2026″, diz Victor Benndorf, da corretora que leva o seu nome.