Assinada a ordem de serviço para expansão do metrô

Metrô DF trem passageiros Misto Brasil
Passageiros embarcam no trem do metrô com destino a Ceilândia/Divulgação/Metrô
Compartilhe:

Serão 3,6 quilômetros a mais de via, a partir da estação Terminal Samambaia até o subcentro oeste do bairro

Por Misto Brasil – DF

A vice-governadora, Celina Leão, assinou a ordem de serviço para o início das obras de expansão da linha 1 no ramal Samambaia.

O consórcio CG – JFJ – formado pelas empresas CG Construções Ltda e JFJ Tecnologia em Instalações Elétricas -, foi o vencedor da licitação.

A previsão inicial de custo da obra é de R$ 319.751.557,44  (que chega a R$ 400 milhões com os demais custos associados) e a estimativa de prazo de execução é de 2,5 anos a 4 anos.

Os recursos para a realização da obra são do Governo do Distrito Federal e do BNDES.

Serão 3,6 quilômetros a mais de via, a partir da estação Terminal Samambaia até o subcentro oeste do bairro, próximo à 1ª Avenida Sul, que conecta Samambaia Norte à Samambaia Sul.

Ao longo do trajeto, haverá duas novas estações, cada uma com 7 mil metros quadrados de área construída, conforme informou a assessoria do Metrô-DF.

As estações nº 35 e nº 36 serão construídas nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e do Centro Olímpico. Esta última passará a ser a estação terminal do trecho de Samambaia.

Também serão construídos três viadutos com passagem de pedestre integrada e quatro passarelas aéreas, localizadas nos principais pontos de circulação já utilizados pela população.

A estimativa é beneficiar entre 12 mil e 15 mil pessoas que utilizarão o transporte diariamente, gerando impacto positivo no desenvolvimento de todo o bairro e na mobilidade da população do DF.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, disse que é necessário fortalecer cada vez mais o Metrô-DF.

“Com os investimentos no Metrô, esperamos dobrar a capacidade de Metrô para transportar as pessoas”.

Expansão das linhas de Ceilândia e da Linha 2

A expansão no ramal Ceilândia será de 2,3 quilômetros. No percurso, terão duas novas estações, cruzando Ceilândia até próximo à BR-070, na saída para Águas Lindas.

As estações serão construídas entre as QNO 5 e 13 e entre as QNO 7 e 15. Projeta-se o acréscimo de até 22 mil passageiros/dia. Serão construídas ainda duas subestações retificadoras de energia.

Também já foi aberta a licitação para a contratação de serviços especializados para a elaboração de estudos de viabilidade para a implantação da Linha 2.

Ligará as Regiões Administrativas do Gama, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cruzeiro à Rodoviária do Plano Piloto e Esplanada dos Ministérios.

O recebimento das propostas vai até 25. Após o processo de licitação e a assinatura do contrato, a empresa vencedora tem 13 meses para apresentar os resultados dos estudos.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas