O aumento valeria a partir deste domingo, mas a suspensão pelo Ministério dos Transportes vale por seis meses
Por Misto Brasil – DF
Foi suspenso por seis meses, pelo Ministério dos Transportes e ANTT, o reajuste de 2,91%, previsto para incidir nas tarifas do sistema público de transporte do Entorno do Distrito Federal. O novo reajuste valeria para este domingo (23).
A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal e confirmada pela Agência Nacional de Tranbsportes Terrestres (ANTT). Veja a nota logo abaixo.
A suspensão do aumento da tarifa foi motivada pelo acordo negociado pelo vice-governador Daniel Vilela junto ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, na quinta-feira (20).
O pedido de adiamento do reajuste, que seria aplicado independentemente da decisão sobre o subsídio, foi encaminhado ao ministro dos Transportes, Renan Filho, e ao diretor-geral da ANTT, Guilherme Sampaio, na sexta-feira (21).
Eles concordaram em instituir um novo modelo de subsídio ao transporte da região, dividido pelos dois entes federativos, enquanto a infraestrutura do serviço ficará sob a responsabilidade do governo federal.
A proposta de criação do consórcio interfederativo para a gestão do transporte no Entorno foi apresentada pelo governador Ronaldo Caiado em 2023.
Além do subsídio tarifário, Caiado incluiu a construção do BRT entre Luziânia e Brasília como um dos três projetos prioritários do Estado no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
Goiás também negocia a implantação do BRT entre Águas Lindas e Brasília, além do VLT entre Valparaíso e Brasília.
Nota da ANTT sobre a suspensão
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informa que, conforme o OFÍCIO nº 89/2025/VICEGOV do Governo do Estado de Goiás, o OFÍCIO nº 26/2025-GAG/GAB do Governo do Distrito Federal e o OFÍCIO nº 143/2025/SE do Ministério dos Transportes, a aplicação do reajuste tarifário dos serviços de transporte rodoviário interestadual semiurbano de passageiros entre Goiás e Brasília, aprovado pela DELIBERAÇÃO nº 78, de 14 de fevereiro de 2025, está suspensa por seis meses.
A medida, que entra em vigor imediatamente, foi adotada em atendimento às solicitações dos governos estadual e distrital, visando mitigar os impactos econômicos para a população da Região do Entorno e garantir a continuidade do serviço de transporte com tarifas inalteradas pelos próximos seis meses.
A ANTT reafirma seu compromisso com a continuidade do transporte público.