O trecho compreende a ligação entre Açailândia, no Maranhão, e o Porto de Vila do Conde, em Barcarena, no Pará
Por Misto Brasil – DF
O trecho de Açailândia, no Maranhão, a Barcarena, no Pará – continuação do Tramo Norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS) -, está qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo gederal.
O trecho compreende a ligação entre Açailândia e o Porto de Vila do Conde, em Barcarena, totalizando cerca de 477 quilômetros de extensão.
Com essa nova estrutura, espera-se um aumento na competitividade do país, tornando o transporte ferroviário de minério de ferro mais eficiente.
E criar uma nova alternativa para o escoamento da produção de açúcar, milho, etanol, soja e seus subprodutos farelo e óleo na área de influência da ferrovia.
Segundo o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, o escoamento da produção na região não pode depender somente da Estrada de Ferro Carajás.
“Precisamos ter uma solução logística alternativa para evitar a saturação no escoamento das cargas pelos portos do Arco Norte”.
A implantação do trecho deve gerar empregos diretos e indiretos, movimentando a economia local e proporcionando novas perspectivas para trabalhadores, empresas e comunidades ao longo da ferrovia.