De acordo com os termos de uma minuta de acordo, os dois países estabeleceriam conjuntamente um Fundo de Investimento para Reconstrução
Por Misto Brasil – DF
A Ucrânia aceitou com os termos de um acordo de minerais com os Estados Unidos e pode assiná-lo nesta sexta-feira (28), disseram os dois países, um movimento que Kiev espera que leve a futuras garantias de segurança de Washington.
Com o acordo, o governo ucraniano espera assegurar que os EUA continuem fornecendo ajuda militar ao país, em meio à guerra que eclodiu com invasão da Rússia.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em parte de uma guinada na política americana para a Ucrânia, com sua aproximação com a Rússia, exigiu que a Kiev desse acesso a seus minerais de terras raras para compensar os bilhões de dólares de ajuda em tempos de guerra que recebeu durante o governo de Joe Biden.
De acordo com os termos de uma minuta de acordo, segundo fontes familiarizadas com seu conteúdo, os Estados Unidos e a Ucrânia estabeleceriam conjuntamente um Fundo de Investimento para Reconstrução para coletar e reinvestir receitas de fontes ucranianas, incluindo minerais, hidrocarbonetos e outros materiais extraíveis.
A Ucrânia contribuiria com 50% das receitas futuras de recursos estatais, incluindo minerais, petróleo e gás. O texto, entretanto, não inclui garantias de segurança.
Os Estados Unidos forneceriam um compromisso financeiro de longo prazo para o desenvolvimento de uma “Ucrânia estável e economicamente próspera”.
“Há uma cláusula geral que diz que os Estados Unidos investirão em uma Ucrânia soberana, estável e próspera, que trabalhará por uma paz duradoura e que os Estados Unidos apoiarão os esforços para garantir a segurança”, afirmou uma fonte à agência de notícias AFP. “Agora, as autoridades do governo estão trabalhando nos detalhes”, acrescentou, de acordo com a DW.