Ele também diz que respeita o presidente Zelensky e elogia seus militares: “Eles lutaram com muita bravura”
Por Misto Brasil – DF
O presidente dos EUA, Donald Trump, diz que acredita que haverá um acordo de paz com a Ucrânia e um acordo comercial entre EUA e Reino Unido, após conversas com Keir Starmer na Casa Branca.
Sobre a Ucrânia, Trump diz que um cessar-fogo será acordado “em breve” ou “não será de todo”.
Ele também diz que respeita o presidente Zelensky e elogia seus militares: “Eles lutaram com muita bravura… alguém tem que usar esse equipamento e eles foram muito corajosos”.
Sobre um acordo comercial com o Reino Unido, Trump diz: “Acho que poderíamos muito bem terminar com um acordo comercial real, onde as tarifas não seriam necessárias”.
Mais cedo – quando perguntado por Chris Mason da BBC se ele ainda acha que o presidente da Ucrânia Zelensky é um ditador – Trump respondeu: “Eu disse isso? Não acredito que eu disse isso. Próxima pergunta”.
E Trump disse que estava “inclinado a concordar” com o plano do Reino Unido de entregar as Ilhas Chagos às Maurícias.
Trump também aceitou um convite do Rei Charles para uma visita de estado ao Reino Unido.
O presidente Trump disse que a Ucrânia “mostra exatamente por que é tão importante para o Reino Unido e outros parceiros da OTAN fazerem grandes investimentos em suas capacidades de defesa; em muitos casos, 4% ou 5% do PIB seriam apropriados”.
O maior gastador na aliança militar no ano passado foi a Polônia, que gastou 4,1% do PIB, mas nenhum outro país gastou mais do que 4%. Os EUA gastaram 3,4% do PIB.
O Reino Unido gastou 2,3% em defesa no ano passado e esse valor aumentará para 2,5% até 2027.
No entanto, chegar a 5% do PIB acrescentaria cerca de £ 77 bilhões extras por ano.
Isso é mais do que os orçamentos atuais do Ministério do Interior, do Departamento de Justiça, do departamento do governo local e dos departamentos de transporte e meio ambiente juntos.