O projeto reforça o lado social com alfabetização e graduação dos agricultores e quilombolas dos assentamentos e acampamentos
Por Misto Brasil – DF
O assentamento Milton Santos, em Atalaia, em Alagoas, possui agora um laboratório de informática para capacitação tecnológica e alfabetização aos filhos de agricultores e quilombolas.
Foram doados pelo Ministério das Comunicações dez computadores ao espaço. Com as máquinas instaladas, as pessoas passam por uma triagem no Centro de Formação Zumbi dos Palmares até serem destinadas aos cursos ofertados.
O projeto reforça o lado social com alfabetização e graduação dos agricultores e quilombolas dos assentamentos e acampamentos do estado.
O Milton Santos é um dos três assentamentos localizados em uma região de 1.400 hectares. O local foi constituído em 2004. Ao todo, cerca de 120 famílias moram na localidade.
As turmas são compostas por mais de 30 alunos. Algumas chegam a contar com 50 pessoas, de diversas idades. Segundo a coordenadora do espaço, os jovens são os que mais demandam e buscam o uso do laboratório.
O programa ‘Computadores para Inclusão’ recondiciona máquinas e as doa para municípios de todo o Brasil, ensinando cursos de informática e promovendo a inclusão digital.
A “reforma” dos equipamentos é feita pelos próprios alunos. Ao todo já foram doados quase 60 mil computadores para mais de 1,1 mil cidades. No total, foram ofertados mais de 230 cursos, formando mais de 50 mil pessoas, de todas as idades.