Yamandú Orsi assumiu neste sábado o governo do Uruguai e aproveitou para condenar a ditadura
Por Misto Brasil – DF
O presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, tomou posse neste sábado (01) em uma cerimônia que começou no Palácio Legislativo, continua com um passeio em um carro elétrico e termina na Plaza Independencia , onde recebeu a faixa presidencial de Luis Lacalle Pou.
O veículo utilizado foi um Hyundai IONIQ 5 , conforme noticiado pelo El País com fontes da empresa que comercializará o veículo no Uruguai.
O presidente da Assembleia Geral, Alejandro Sánchez, empossou Yamandú Orsi que, após fazer a declaração de fidelidade constitucional, foi investido como Presidente da República.
O presidente e o vice-presidente quebraram o protocolo, pararam o carro que os transportava e saíram para cumprimentar a organização Mães e Familiares de Uruguaios Detidos e Desaparecidos.
“Em um dia como hoje, há 40 anos, o Uruguai recuperou sua democracia. Desde então, testemunhamos o mais longo período de vida democrática na história do país. É um grande orgulho poder celebrar isso não apenas diante de nossos próprios compatriotas, mas também diante de autoridades do resto do mundo”.
Orsi descreveu a ditadura como um período “marcado pela perseguição política e pela crueldade humana como método de governo e pela pilhagem econômica como parte central desse projeto político”.
Ele então disse que buscaria “liberdade, verdade e justiça”.
O presidente brasileiro Lula da Silva chegou bem na hora do início da cerimônia. Em breve declaração, ele disse que “é muito importante para o Uruguai ter um novo Presidente da República”.
Os ex-presidentes uruguaios Julio María Sanguinetti , Luis Lacalle Herrera e José Mujica , todos os três apoiados em uma bengala , chegaram ao Palácio Legislativo para testemunhar a posse de Orsi e Cosse perante a Assembleia Geral .
Lula esteve na posse e criticou Trump
Lula da Silva que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, “foi humilhado” pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump.
Lula da Silva esteve na cerminônia de posse do novo presidente uruguaio.
Na sexta-feira (28), a reunião entre Trump e Zelensky, para discutir uma saída para a guerra contra a Rússia, terminou em bate-boca, diante da imprensa mundial.
“Eu não sou diplomata, mas eu acho que a diplomacia, desde que o planeta Terra foi criado, desde que a diplomacia foi criada, não se via uma cena tão grotesca“.
“Tão desrespeitosa como aquela que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca. Eu, sinceramente, acho que há uma parcela da sociedade que vive do desrespeito aos outros, e não é possível a gente falar em democracia se não há respeito ao outro ser humano”.
Antes da cerimônia de posse de Orsi,Lula se reuniu com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, com quem tratou sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia.
“Acho que a União Europeia foi prejudicada com o discurso do Zelensky, e eu disse ao presidente da Alemanha que é bem possível que a Europa fique responsável pela reconstrução da Ucrânia, pela manutenção da Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar entre países da América do Norte e da Europa] e é bem possível que a Europa seja responsabilizada pelo desastre que está acontecendo”.