O projeto foi aprovado nesta noite pelo Senado, mas ainda depende de aprovação pelos deputados colocar o bioma ao lado de outros patrimônios nacionais
Por Misto Brasil – DF
O Pantanal Sul-Mato-Grossense será incluído entre os patrimônios nacionais, ao lado de biomas como a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica.
Com a aprovação do projeto há pouco pelo Senado Federal, haverá maior proteção legal e promoção do equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Agora será a vez da Câmara dos Deputados aprovar a proposta.
Segundo a senadora Tereza Cristina (PP-MS), autora da proposta, a inclusão do bioma entre os patrimônios nacionais vai impulsionar a geração de renda e emprego, mantendo sempre a sustentabilidade como prioridade.
“A nossa PEC reforça, acima de tudo, o compromisso ambiental. O texto que propusemos vai conferir mais robustez às políticas públicas voltadas à prevenção de incêndios e queimadas, além da conciliação entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental”, destacou a senadora.
O relator da PEC, senador Jayme Campos (União-MT), reforçou que a proposta possui relevância ímpar, garantindo a preservação da biodiversidade de um importante bioma brasileiro.
“Seguimos no Parlamento com o propósito de valorizar nosso meio ambiente, como sempre foi feito em nosso país. Essa PEC demonstra nossa preocupação com o bioma e com a sociedade, que terá ganhos na geração de renda, emprego e no fortalecimento do turismo”, afirmou.
A proposta foi aprovada em dois turnos no Senado e segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados.