Previsão que não tem data para acontecer é do Alaska Volcano Observatory e deve impactar na cidade mais populosa do estado
Por Misto Brasil – DF
Magma fresco invadiu a crosta terrestre sob o Monte Spurr, no Alasca, 120 quilômetros a oeste de Anchorage, aumentando a probabilidade de uma erupção em um futuro próximo, disseram autoridades do governo na tarde de quarta-feira.
Veja um vídeo logo abaixo.
O Alaska Volcano Observatory mediu na semana passada atividade vulcânica “significativamente elevada” , com fissuras de gás recentemente reativadas, ou fumarolas, vistas no pico da cratera do Monte Spurr. O aumento da atividade sísmica e da deformação do solo também continua, de acordo com o United States Geological Survey.
“Não podemos atribuir um prazo exato para quando uma erupção ocorrerá, se ocorrer, mas o aumento nas emissões de gases registradas em 7 de março sugere que uma erupção pode ocorrer nas próximas semanas ou meses”, disse o USGS em um comunicado à imprensa.
A agência disse que o magma provavelmente vem se acumulando abaixo do cume de 11.070 pés por alguns meses. O pico é claramente visível de Anchorage, a cidade mais populosa do estado, e uma erupção significativa pode interromper severamente o tráfego aéreo.
Erupções anteriores, em 1953 e 1992, duraram várias horas, produzindo nuvens de cinzas que foram levadas a favor do vento, provocando o fechamento de aeroportos, afetando o abastecimento de água e causando até um quarto de polegada de cinzas em todo o centro-sul do Alasca, confirme noticiou o USA Today.