O anúncio conjunto foi feito após uma rodada de negociações na cidade litorânea de Jeddah, na Arábia Saudita
Por Misto Brasil – DF
Os Estados Unidos (EUA) e a Ucrânia anunciaram nesta terça-feira (11) a retomada imediata da ajuda militar e de inteligência americana e a disposição para um cessar-fogo de 30 dias – se a Rússia também concordar.
O anúncio conjunto foi feito após uma rodada de negociações na cidade litorânea de Jeddah, na Arábia Saudita, que não contou com a presença dos presidentes – Volodimir Zelenski esteve antes para conversas preliminares.
Zelenski disse no X que os EUA propuseram “dar um primeiro passo ainda maior” – um cessar-fogo “completo” de 30 dias, “não apenas interrompendo os ataques com mísseis, drones e bombas, não apenas no Mar Negro, mas também ao longo de toda a linha de frente”.
“A Ucrânia está pronta para aceitar essa proposta – nós a vemos como um passo positivo e estamos prontos para aceitá-la. Agora, cabe aos Estados Unidos convencer a Rússia a fazer o mesmo. Se a Rússia concordar, o cessar-fogo entrará em vigor imediatamente”, prossegue o presidente ucraniano.
Ele explica que há três pontos principais da proposta da Ucrânia para um cessar-fogo: Silêncio na terra, com o fim dos ataques com mísseis, bombas e drones de longo alcance; silêncio no mar; medidas de construção de confiança, principalmente a libertação de prisioneiros de guerra e detentos e o retorno de crianças ucranianas que foram transferidas à força para a Rússia.
As delegações dos dois países também discutiram a necessidade de ajuda humanitária como parte do processo de paz.

