Segundo o diretor de Planejamento, José Aldemir Freire, a oferta de crédito está alinhada à política de incentivo à modernização
Por Misto Brasil – DF
Em toda área de atuação do Banco do Nordeste, que abrange estados nordestinos e parte de Minas Gerais e Espírito Santo, estão sendo oferecidos R$ 2 bilhões em crédito pela linha FNE Inovação.
O volume é 19,7% maior do que o R$ 1,7 bilhão contratado em 2024. Os recursos são do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e podem ser investidos em produtos, serviços, processos ou métodos organizacionais que impactem na melhoria de seus negócios.
Segundo o diretor de Planejamento, José Aldemir Freire, a oferta de crédito está alinhada à política de incentivo à modernização de processos na região.
“A inovação é um dos catalisadores do desenvolvimento. Estamos vendo de forma muito clara essa preocupação em modernizar nossas empresas, a exemplo do programa Nova Indústria Brasil, do Governo Federal”.
A linha FNE Inovação oferece condições especiais, como taxas de juros reduzidas e prazos de pagamento ampliados, que podem chegar até 15 anos, incluindo uma carência de até cinco anos para o início do reembolso. O financiamento pode chegar a 100% do projeto.
Há dois anos, Rita Grangeiro, proprietária da Fazenda Grangeiro, em Paracuru, no Ceará, utilizou recursos do FNE Inovação em sua produção de água de coco para adquirir equipamentos para envase mecânico e implantar um sistema de geração de energia fotovoltaica.
“Daí surgiu a Soulcoco, para viabilizar o processo de envase de água de coco pioneira no processo de microfiltração, com a transferência de tecnologia da Embrapa”.
Com 70 hectares de área plantada e 50 colaboradores, a empresa reduziu despesas e aumentou a qualidade do produto agregando mais valor. Isso fez com que a marca conseguisse espaço no comércio da capital.