Eletrônicos tiveram as melhores vendas da década

Geladeiras vendas Misto Brasília
A geladeira é o item mais procurado nas vendas pela internet/Arquivo
Compartilhe:

As projeções para 2025 indicam um crescimento entre 8% e 10%. Em uma visão mais conservadora, a estimativa é de um avanço médio de 5%

Por Misto Brasil – DF

A Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) informou hoje (17), que as vendas da indústria para o varejo cresceram 29% em relação a 2023.

Foram 117,7 milhões de unidades comercializadas — um salto significativo em comparação às 91,3 milhões do ano anterior. Foi o melhor desempenho da última década. O relatório foi apresentado para o presidente Lula da Silva e para o vice-presidente Geraldo Alckmin.

O crescimento do setor foi impulsionado por um cenário econômico mais favorável ao consumo, especialmente no primeiro semestre de 2024.

Fatores climáticos também desempenharam um papel importante, com ondas de calor ao longo de praticamente todo o ano impulsionando a venda de produtos de climatização e ventilação.

As projeções da Eletros para 2025 indicam um crescimento entre 8% e 10% no cenário mais otimista. Em uma visão mais conservadora, a estimativa é de um avanço médio de 5%.

“Os resultados alcançados, ainda que influenciados por diversos fatores, como o econômico e o climático, mostram a força da indústria nacional, sua capacidade de atender à demanda e corresponder às expectativas do consumido”, comentou o presidente executivo da Eletros, Jorge Nascimento.

Como foi o crescimento por segmento

Ar-condicionado – O segmento de ar-condicionado foi um dos destaques do ano, com crescimento de 38% em relação a 2023. A produção atingiu 5,8 milhões de unidades, superando as 4,2 milhões do ano anterior.

Com produção 100% concentrada na Zona Franca de Manaus, o Brasil mantém-se como o segundo maior polo produtor mundial desse equipamento, atrás apenas da China.

Linha Branca – Os produtos de Linha Branca, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar, registraram um avanço de 17% nas vendas em 2024, totalizando 15,5 milhões de unidades comercializadas — acima das 13,3 milhões do ano anterior.

Linha Marrom – O segmento de Linha Marrom, composto principalmente por televisores e equipamentos de áudio, cresceu 22% em relação a 2023.

A produção atingiu 13,4 milhões de unidades, contra 10,9 milhões no ano anterior. Mesmo após as Olimpíadas, o setor manteve um ritmo forte de crescimento, alcançando seu maior volume em 10 anos.

Linha Portátil – Os eletroportáteis também registraram crescimento expressivo em 2024, com alta de 33% sobre o ano anterior.

A produção atingiu 80,7 milhões de unidades, superando as 60,9 milhões de 2023 — o maior volume da década para a categoria.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas