“Não podemos exigir um escandinavo como prefeito”, diz conselheiro

Gastão Vieira conselheiro CNE ex-deputado Misto Brasil
Gastão Vieira durante a entrevista no programa Bastidores da Educação/Reprodução Vídeo
Compartilhe:

A observação é do conselheiro do CNE, Gastão Vieira. Para ele, o gestão municipal é fruto dessa “educação que estamos discutindo”

Por Misto Brasil – DF

Para o ex-deputado federal e agora conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), Gastão Vieira, o prefeito é fruto dessa educação “que estamos discutindo”. A observação é sobre o baixo investimento em educação técnica pelos municípios.

O assunto foi discutido no programa Bastidores da Educação, que teve a participação também do gerente de Educação Tecnológica do Sesi, Arioston Cerqueira, e do ex-senador por Minas Gerais, Aelton Freitas.

Ele faz parte da bancada fixa do programa que é transmitido ao vivo pelo site Misto Brasil pelas redes sociais de 15 em 15 dias.

Assista o programa na íntegra logo abaixo.

Leia – Sesi está empenhado em reduzir as desigualdades sociais

Leia – a educação está muito atrás se comparada com a dos Brics

Gastão Vieira, disse “não podemos exigir um escandinavo administrando um município de 10 mil habitantes”. O conselheiro do CNE reforçou que o gestor municipal “é um produto daquilo que está acontecendo”.

Na entrevista, o conselheiro observou que o ensino técnico está ligado ao ensino médio. “Copiaram o que foi feito quando eu fiz o ensino médio, mas copiaram mal”.

Ele lembrou que no seu tempo [” E olha que não sou muito velho”] havia o Científico para quem queria fazer ciências exatas e engenharias. Tinha o Clássico para quem queria entrar na área de humanas. A Escola Normal para quem desejava se formar como professor.

“E tinha uma rede de escolas técnicas federais tão boas quanto o Liceu estadual, que era a grande escola da área de humanas e ciências exatas”.

Gastão Vieira lamentou que este modelo tenha sido desmontado, “mas agora querem voltar”. O conselheiro é o relator da reforma do ensino básico que deve ser analisado, provavelmente ainda neste semestre, pelos 12 conselheiros do ensino básico.

O sexto programa da série Bastidores da Educação será exibido no dia 27 de março, com início às 9h30.

O programa tem a duração de uma hora, quando dois entrevistados são questionados ao mesmo tempo. A transmissão é ao vivo pelo TikTok, Instagram, Facebook, YouTube e pela homepage do Misto Brasil.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas