O primeiro-ministrou decidiu antecipar a eleição em seis meses em função das últimas pesquisas
Por Misto Brasil – DF
O novo primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, anunciou neste domingo (23) a convocação de eleições legislativas antecipadas para 28 de abril, num contexto de guerra comercial e de fortes tensões com o vizinho Estados Unidos.
Carney, que se tornou primeiro-ministro no último dia 14 de março após a renúncia de Justin Trudeau, decidiu antecipar a eleição em seis meses, já que as últimas pesquisas indicam que o governista Partido Liberal (PL) pode vencer pela quarta vez consecutiva e obter a maioria no Parlamento.
Uma análise de pesquisa da emissora pública canadense, a CBC, coloca o Partido Liberal, de Carney, com uma intenção de voto de 37,5%, o que pode lhe dar 174 das 338 cadeiras na Câmara dos Comuns, duas a mais que a maioria.
O Partido Conservador (PC), liderado por Pierre Poilievre, aparece com 37,1% dos votos e 134 assentos.
Atrás deles estaria o separatista Bloco Quebequense (BQ) com 26 assentos, o social-democrata Novo Partido Democrático (NPD) com 7, e o Partido Verde com 2.
A pré-campanha eleitoral já vem sendo marcada pelas ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de tornar o Canadá o 51º estado do país vizinho.
Desde que assumiu o cargo em 20 de janeiro, Trump impôs tarifas sobre algumas importações canadenses e indicou sua disposição de usar a “força econômica” dos EUA para anexar o Canadá.
Pesquisas revelam que as ameaças de Trump se tornaram a principal preocupação do eleitorado canadense, à frente das questões econômicas que minaram o apoio aos liberais em 2024 e acabaram forçando a renúncia de Trudeau.