O levantamento foi divulgado pela Associação Catarinense de Tecnologia, Sebrae Startups e Rede de Inovação Florianópolis
Por misto Brasil – DF
A 4ª edição do Mapeamento de Demanda e Perfil de Talentos para o Setor de Tecnologia de Santa Catarina prevê a contratação de 100 mil trabalhadores até 2027.
O levantamento foi divulgado pela Associação Catarinense de Tecnologia em parceria com o Sebrae Startups e com apoio da Rede de Inovação Florianópolis.
A maior parte (45%) das contratações deve ser para cargos de desenvolvedor.
A demanda por profissionais reflete o crescimento do setor como o sexto maior faturamento do país — R$ 38,3 bilhões — e mais de 27 mil empresas, que juntas somam 7,5% do PIB catarinense.
Esses resultados representam também um reflexo importante para a sociedade, com geração de empregos e renda.
A pesquisa ouviu 401 empresas catarinenses entre outubro de 2024 e fevereiro de 2025. As respostas foram expandidas para abranger o universo do segmento no estado, levando em consideração o porte de cada uma das empresas. Veja o estudo completo neste link.
O vice-presidente de Talentos da Acate, Moacir Marafon, disse que a pesquisa traz também dados sobre as soft skills mais buscadas pelas empresas, o que ajuda no entendimento da formação além do conhecimento técnico.
A pesquisa também traz resultados sobre o regime de trabalho adotado nas contratações e no atual quadro de colaboradores das empresas.
De forma geral, 35,8% das vagas preenchidas no setor nos próximos anos devem ser em formato híbrido, com revezamento entre dias de atuação presencial e remota.
O modelo 100% remoto vem logo na sequência, com 21,7%, à frente do trabalho 100% presencial, que representa 17,9% das vagas.