Duas reuniões estão previstas na próxima semana com o presidente da Câmara, Hugo Motta. Mas ele não deve pautar o projeto para votação
Por Misto Brasil – DF
Na próxima quarta-feira (01), deputados devem se encontrar com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) para discutir o projeto da anistia aos condenados pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023.
O mesmo assunto deverá ser tratado entre os líderes de partidos e Motta, quando deverá ser definida a pauta de votações da semana seguinte.
Leia: repercussão nos jornais do mundo sobre julgamento de Bolsonaro
Leia: PGR pede para arquivar investigação contra Bolsonaro no caso das vacinas
O tema da anistia ganhou um novo patamar com a aceitação da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros implicados na suposta tentativa de golpe de Estado. Na entrevista que deu aos jornalistas na quarta-feira (26), Bolsonaro garantiu que o projeto não foi apresentado em seu benefício.
A proposta adeptos especialmente na bancada do Partido Liberal (PL). Para avançar é preciso ter o apoito do Centrão, onde estão deputados de vários partidos considerados de centro.
Na mídia, a informação que tem circulado é que o projeto de anistia não teria a simpatia do presidente da Câmara. Hugo Motta viajou com o presidente Lula da Silva para o Japão e o Vietnã.
Na atual situação política de aproximação entre os dois políticos, o ambiente para Hugo Motta pautar o projeto é bastante remota.