O terremoto em Miamar, que foi seguido por um forte tremor secundário, também foi sentido na província de Yunnan, no sudoeste da China
Por Misto Brasil – DF
Um forte terremoto de magnitude 7,7 com profundidade de 10 quilômetros (6,2 milhas) atingiu o Sudeste Asiático na tarde de sexta-feira — início da manhã de sexta-feira na Espanha — informou o Serviço Geológico dos EUA.
O terremoto, cujo epicentro foi localizado no noroeste de Mianmar, gerou pânico em Yangon, a maior cidade do país, e até mesmo em Bangkok, capital da vizinha Tailândia, cerca de 1 mil quilômetros ao sul.
O terremoto, que foi seguido por um forte tremor secundário, também foi sentido na província de Yunnan, no sudoeste da China, conforme noticiou o El País.
Pelo menos 170 pessoas morreram, pelo menos nove na Tailândia. Mais de 700 pessoas também ficaram feridas em Mianmar, informou a televisão estatal birmanesa em seu canal Telegram.
Um membro das equipes de resgate enviadas para a segunda maior cidade de Mianmar, Mandalay, havia dito anteriormente à BBC que “os danos são enormes” e o número de mortos era alto:
“É tudo o que podemos dizer no momento, enquanto os esforços de resgate continuam.
O número exato de vítimas é desconhecido, mas está na casa das centenas”, relatou a rede de televisão britânica.
O Hospital Geral de Mandalay está sobrecarregado e não pode aceitar mais pacientes, disse Hari Kumar, engenheiro e coordenador regional da ONG GeoHazards International.
A junta militar que governa a antiga Birmânia declarou estado de emergência em seis regiões do país, incluindo Mandalay e a capital, Naypyidaw, sede da liderança militar.
Não está claro o que essa declaração significa exatamente, já que as autoridades militares declararam estado de emergência desde que tomaram o poder pela força no golpe de 2021.
O país está em profundo caos desde então, e grandes áreas do território continuam controladas por grupos de oposição.
A guerra civil provavelmente dificultará a entrega de ajuda humanitária e os esforços de resgate.