A previsão é do secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Cezar Ribeiro, durante a reunião na Sudene nesta quarta-feira
Por Misto Brasil – DF
O Ministério dos Transportes prevê ate ainda neste ano devem ser publicados os editais para a contratação das empresas para continuidade da Transnordestina. Os contratos podem ser assinados em dezembro.
A previsão é do secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Cezar Ribeiro, durante a reunião na Sudene nesta quarta-feira (02).
Os editais devem contemplar os lotes SPS 04 (Custódia–Arcoverde, 73 km) e SPS 07 (Cachoeirinha–Belém de Maria, 53 km). As obras devem começar no primeiro semestre de 2026.
Segundo Ribeiro, o plano ferroviário para o Nordeste inclui seis trechos estratégicos, como a Transnordestina, o Corredor Leste-Oeste e a Nova Malha Nordeste, além da conexão da Transnordestina com a Ferrovia Norte-Sul.
No total, são mais de 5.500 quilômetros de ferrovias e investimentos estimados em R$ 46,3 bilhões. O trecho da Transnordestina que liga Salgueiro ao Porto de Suape tem 544 quilômetros de extensão, com 38% das obras já concluídas.
“A Transnordestina é essencial para melhorar a infraestrutura, a logística e a competitividade do Nordeste. Mas, acima de tudo, é uma obra que impacta diretamente a vida das pessoas da Região”, disse o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.
A economista Tânia Bacelar defendeu a conexão da Transnordestina com a Ferrovia Norte-Sul, ressaltando o impacto positivo para a exportação da produção nordestina.