A presidente da comissão, Paula Belmonte (Cidadania), afirmou que a intenção “é fazer uma CPI propositiva, trazendo boas práticas”
Por Misto Brasil – DF
Os membros da CPI do rio Melchior aprovou hoje (03) cinco convites para depoimentos de representantes de órgãos de regulação e fiscalização do Distrito Federal.
O cronograma das datas para ouvir os convidados deverá ser definida na próxima quinta-feira (10).
Entre os convidados pelos parlamentares da Câmara Legislativa, está o secretário de Estado de Meio Ambiente do Distrito Federal, Gutemberg Gomes. Veja a lista logo abaixo.
Foram três votos dos deputados distritais presentes na reunião: deputada Paula Belmonte, Daniel Donizet (MDB) e Rogério Morro da Cruz (PRD).
A presidente da comissão, Paula Belmonte (Cidadania), afirmou que a intenção “é fazer uma CPI propositiva, trazendo boas práticas”.
E que há preocupação sobre uma usina termoelétrica que está prevista para ser construída .
“A proposta é captar a água para resfriar suas bobinas e, quando devolver, a temperatura da água estará maior do que a do rio, tornando o ambiente mais propício para que as bactérias se reproduzam mais”.
O deputado distrital Daniel Donizet (MDB), que é o relator da CPI, lembrou que o rio recebe 40% dos efluentes de esgoto do Distrito Federal, além daqueles do aterro sanitário e do abatedouro da empresa JBS.
“Todos esses, mesmo que licenciados, contribuem para a degradação da qualidade do rio”.
Lista de convidados
Secretário de Estado de Meio Ambiente do Distrito Federal, Gutemberg Gomes
Presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Raimundo da Silva Ribeiro Neto
Subsecretário de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF), Luciano Pereira Miguel
Superintendente de Auditoria, Fiscalização e Monitoramento do Instituto Brasília Ambiental (Ibram/DF), Simone de Moura Rosa
Superintendente de Licenciamento Ambiental do Ibram/DF, Natália Lima de Araújo Almeida