O pré-lançamento das candidaturas na festa do MDB deflagra a corrida ao Buriti e abre as portas das negociações políticas
Por Misto Brasil – DF
O grupo político que comanda atualmente o Palácio do Buriti deu o pontapé neste sábado (05) para as eleições de 2026. Tanto o governador Ibaneis Rocha (MDB) e a vice-governadora, Celina Leão (PP) são oficalmente pré candidatos.
O lançamento das pré-candidaturas ao Senado e ao governo aconteceu numa festa organizada pelo MDB em Ceilândia, a região administrativa com maior número de eleitores do Distrito Federal.
Ibaneis Rocha, depois de algum silêncio, confirmou que vai disputar uma das duas cadeiras para o Senado.
Com essa definição, as negociações politicas estão abertas para os depais partidos que compõe a base, incluindo o Partido Liberal (PL) que tem como provável candidata ao Senado a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro.
Além das composições que podem acontecer com o Republicanos da senadora Damares Alves, a sinalização deste sábado praticamente sepulta o desejo do senador Izalci Lucas (PL) de concorrer ao governo distrital.
Hoje, Izalci é um aliado de Ibaneis e tenta encontrar uma oportunidade de disputar o Palácio do Buriti.
“Quero agradecer, do fundo do meu coração, ao governador Ibaneis Rocha pela confiança que ele deposita em mim. É uma honra ser indicada por ele para sucedê-lo nesse projeto que mudou a vida de tanta gente no Distrito Federal”, discursou Celila durante o ato que reunir diversos políticos.
“Nós vamos seguir juntos, nessa parceria de sucesso, nessa caminhada que começou há muitos anos e que vai continuar olhando para as pessoas, especialmente aquelas que mais precisam do nosso cuidado e do nosso trabalho”.
Ibaneis já tinha lançado a sua vice ao governo há dois anos e sua aparição em eventos políticos e da gestão de governo tem sido diária.
“Estamos dando o pontapé inicial para 2026 com muita união, seriedade e com foco na população. O MDB acredita nessa continuidade e na capacidade da Celina de conduzir o DF com responsabilidade, firmeza e sensibilidade”, disse o presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz.
Segundo informou a assessoria da vice-governadora, a mobilização em Ceilândia marcou também o início de uma agenda de encontros em diversas regiões administrativas.
Celina Leão, agora como pré-candidata ao Palácio do Buriti, promete percorrer todas as cidades, ouvindo a população e construindo, ao lado de Ibaneis, o próximo capítulo da história do Distrito Federal.