Serão oito apresentações gratuitas de quadrilhas juninas em escolas públicas para valorizar a cultura popular
Por Misto Brasil – DF
Neste moês começa o projeto Conexão Junina nas rede pública de ensino do Distrito Federal. As quadrilhas juninas profissionais se apresentam para a comunidade escolar de Ceilândia, Samambaia e Sol Nascente/Pôr do Sol.
O Conexão Junina prevê a realização de oito apresentações gratuitas de quadrilhas juninas em escolas públicas. A cada visita, os alunos assistirão a uma apresentação profissional completa, com cenário, figurino e elenco formado por artistas locais.
Antes de cada espetáculo, será realizada uma introdução explicativa sobre o movimento junino no Brasil, abordando sua história, os principais ritmos que o compõem, os estilos regionais e o impacto da cultura junina na economia criativa.
Além disso, o projeto irá distribuir 2.500 folders ilustrativos, desenvolvidos especialmente para o público escolar, com linguagem acessível e conteúdo pedagógico sobre o tema.
O projeto, proposto por Elaine Araújo, tem como foco promover o acesso à cultura popular entre crianças e adolescentes.
“Queremos mostrar para os estudantes que a quadrilha não é só uma festa, mas uma manifestação cultural rica, que envolve arte, história, profissionalismo e identidade. E isso precisa ser vivido por todos”.